domingo, 6 de outubro de 2013

O Universo tem cheiro do quê?

O Universo tem cheiro do quê?
O Universo tem um cheiro semelhante ao de uma corrida Nascar, metal quente, fumaça de óleo diesel e fumaça de churrasqueira. A fonte? Estrelas moribundas, principalmente. Os subprodutos da combustão desenfreada disso tudo são compostos fedorentos chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.”Estas moléculas parecem estar em todo o universo”, diz Louis Allamandola, fundador e diretor do Laboratório de Astrofísica e Astroquímica da NASA. “E eles estão em todos os lugares, aparecendo em cometas, meteoritos e poeira espacial.”
Estes hidrocarbonetos podem ter sido pré-selecionados para a base das primeiras formas de vida na Terra. Não surpreendentemente, os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos podem ser encontrados no carvão, petróleo e até mesmo na comida. Apesar dos humanos nāo poderem sentir o puro cheiro do espaço exterior, quando os astronautas estão fora da ISS (Estação Espacial Internacional), eles relatam um cheiro de carne “frita” ou “queimada”, e eles não estão apenas sonhando com uma refeição caseira.
O cheiro do espaço é tão distinto que, há cinco anos, a NASA pediu para a fabricante de fragrâncias Omega Ingredients recriar alguns odores espaciais para suas simulações de treinamento. “Recentemente produzimos o cheiro da lua”, diz Steven Pearce, da Omega Ingredients.
Allamandola explica que nosso sistema solar é particularmente picante, porque é rico em carbono e pobre em oxigênio. Estrelas ricas em oxigênio, no entanto, têm aromas que lembram uma churrasqueira. Depois de deixar a nossa galáxia, o cheiro pode ficar muito interessante. Nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas de poeira sediam uma verdadeira miscelânea de odores, desde aromas doces até cheiro de ovo podre, vindo do enxofre.
r7.com
www.misteriosdouniverso.com
www.cup.com

Espero que gostem!
Aninha e Pinhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário