O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor.
O Sol está à 149.600.000 km da Terra, distância que os estudiosos denominam UA ( Unidade Astronômica ).
Sua luz demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.
A temperatura de sua superfície pode chegar à 6 mil graus Celsius, e seu núcleo, à 15 milhões de graus Celsius.
Sirius ( A ) é a estrela mais brilhante no céu noturno, localizada na constelação de Canis Major. Está há 8,6 anos-luz da Terra. Seu brilho é cerca de 20 vezes superior ao brilho do Sol.
Sirius é na realidade um sistema binário, ou seja, é constituído por duas estrelas: Sirius A é a estrela principal, aquela que vemos à vista desarmada; Sirius B é uma estrela anã branca, muito menos brilhante que Sirius A, sendo possível observar apenas com recurso a um bom telescópio.
Pólux ou Pollux é a estrela mais brilhante da constelação de Gemini e a 17ª mais brilhante de todo o céu. Está a 33,72 anos-luz da Terra. Irradia 43 vezes mais luminosidade que o Sol.
Arcturus é a estrela mais brilhante no hemisfério Norte. Embora emita 180 vezes mais energia do que o Sol, ela parece somente 110 vezes mais brilhante, pois grande parte da luz que emana é infravermelha e invisível ao olho humano.
Arcturus está a 37 anos-luz de distância de nós e poderia ser uma estrela binária, mas sua companheira é vinte vezes menos brilhante e muito difícil de ser vista. É a estrela mais brilhante da constelação do Boieiro e a quarta estrela mais brilhante no céu noturno.
Alpha Tauri conhecida como Aldebarã ou Aldebaran é a estrela mais brilhante da constelação Taurus. É também designada pelos nomes de Cor Tauri; Parilicium ou ainda, pelos códigos HR 1457 e HD 29139.
Ela está a 65,2 anos-luz da Terra.
Ela está a 65,2 anos-luz da Terra.
Rigel é a estrela mais brilhante da constelação de Orion, e a sexta mais brilhante do céu. Está a 772, 9 anos-luz da Terra. Esta estrela tem aproximadamente uma massa equivalente a 20 massas solares e é algumas dezenas de milhares de vezes mais brilhante que o Sol. O diâmetro de Rigel está na ordem de aproximadamente 80 vezes superior ao diâmetro do Sol. Estas características fazem de Rigel uma estrela gigantesca, sendo classificada como uma estrela supergigante azul. A estrela Rigel faz parte de um sistema de 3 estrelas, sendo que os outros dois elementos são conhecidos por Rigel B e Rigel C, elementos esses significativamente mais pequenos e menos brilhantes que Rigel.
Eta Carinae, (na constelação da Quilha, ou "Carina", em latim), está a 7500 anos-luz da Terra. Uma estrela visível no Hemisfério Sul, mas não no Hemisfério Norte. Este sistema estelar está envolto numa densa nuvem de gases e poeiras, que forma uma nebulosa 400 vezes mais extensa do que o Sistema Solar, conhecida como a Nebulosa de Eta Carinae (ou NGC3372). Brilha como 4 a 5 milhões de sóis.
Espera-se que Eta Carinae possa explodir como uma supernova ou hipernova dentro de algum tempo nos próximos milhões de anos.
Espera-se que Eta Carinae possa explodir como uma supernova ou hipernova dentro de algum tempo nos próximos milhões de anos.
Aninha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário